Versículo do dia...

Um pouco de nós / Un poquito de nosotros:

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Você é um líder! Por onde tem andado?

Certa feita uma pessoa reagiu a uma fala minha dizendo que não era líder, que estava ali por convite, que não coordenava e nem desejava coordenar nenhum ministério.

Isso mostra nossa percepção equivocada sobre liderança. Necessariamente, não temos que coordenar ou estar coordenando algum ministério ou área da Igreja. Ou, como vemos muito nas falas de algumas pessoas em nossas igrejas, que temos que ser “cabeça”, não “calda” - no sentido que não é admissível um/a cristão/ã não ocupar um espaço que não seja a investidura do cargo.

O que identifica um líder não é esta investidura. Líder é aquele/a que  influencia pessoas. Quanto a isso, não podemos negar que todos nós exercemos influência sobre pessoas. Nossos posicionamentos, nossas atitudes, tudo coopera para influenciar as pessoas que convivem ao nosso redor, em menor ou maior grau.

No mais, há um princípio bíblico de que todo/a cristão/ã é vocacionado a liderar: “Estai sempre preparados para responder a todo o que vos pedir a razão de esperança que há em vós.” (1Pe 3.15).

Esta é uma visão que temos que resgatar em nossa caminhada. Por vezes  encontramos pessoas apáticas na vida da igreja. Sem motivação, sem entusiasmo, sem participação na construção do Reino de Deus. Pessoas que apenas são espectadores dos cultos, das programações, da Escola Dominical...
Por outras, pessoas que exercem sua liderança mas de forma equivocada. Não chegam a dizer aos visitantes e aos de fora as dificuldades que encontram no caminho, mas no seio da igreja, sempre estão na crítica: “esta não é a igreja que desejava”, “não gosto desta cidade”, “estou cansado”, etc.

Como liderar na perspectiva do Reino de Deus se minha influência não leva à construção, mas às trincas e aos desânimos?

Temos que resgatar princípios bíblicos para nossa liderança. Liderar na dimensão da Graça de Deus que anseia, que busca, que pede ao Senhor novas vidas para Ele.

Liderar na dimensão bíblica que cria na comunidade de fé, um lugar terapêutico. Que faz da comunidade de fé - a Igreja, Corpo de Cristo - um espaço onde anseio que meus/minhas amigos/as acolham a fé em Jesus.

Uma liderança apaixonada pela vida em Jesus que implica em partilhar essa nova vida encontrada. Uma liderança que toma posse das promessas do Reino: “pede-me e te darei  as nações como herança, e as extremidades da terra como propriedade.”  (Sl 2.8).

Você é um/uma líder. Exerça na Graça de Deus.

Márcio Toledo, pr.
Boletim ParticipAção, ano XXV, nº 47
Informativo semanal da Igreja Metodista em Cataguases

Nenhum comentário: